quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Audiência Pública bota Guanabara na parede.

Há tempos a população sobralense reclama das condições de atendimento oferecidos pela empresa Guanabara, seja no balcão de venda de passagens, no Terminal Rodoviário de Sobral, seja na pouca disponibilidade de horários/carros percorrendo o trecho Sobral/Fortaleza/Sobral. Nesta terça-feira (29), o tema foi pauta de uma Audiência Pública patrocinada pela Câmara Municipal de Sobral, e que contou com a participação de representantes da Guanabara, do Detran e da Assembleia Legislativa.
Abaixo, o Blog Sobral em Revista traz alguns dos principais detalhes do encontro, que foi bastante prestigiado pelo público, que lotou as galerias, e a imprensa, que cobriu tudo.

- Apenas o deputado estadual Ferreira Aragão se disponibilizou a vir a Sobral debater o assunto. Prometeu dar novo crédito de confiança a empresa, mas deixou claro que se o povo de Sobral e da Zona Norte continuar prejudicado, pedirá ao Governo do Estado a quebra de contrato com a Guanabara;

- O vereador Adauto Arruda (PP) foi o único ausente da AP;

- O presidente do Detran/CE, sobralense João Pupo Aguiar, fez questão de participar pessoalmente do encontro. Anotou todas as reclamações e saiu do encontro com duas importantes decisões. A primeira, abrir inquérito administrativo para apurar denuncia de que a empresa cobra passagem fora da rota. A segunda, providenciar a imediata abertura de pelo menos cinco novos horários entre Sobral e Fortaleza, o que termina por favorecer também a Guanabara;

- A cúpula da Guanabara esteve em Sobral. Munidos de mil e um argumentos e justificativas, bem como promessas e demonstrações de boa vontade, estavam na Câmara Municipal, o gerente geral, Paulo Tinoco; o gerente técnico, Raul Girão; o gerente de operações, Carlos Magalhães, e o gerente de marketing, Rodrigo Mont'Alverne.

- Os vereadores João Alberto, Paulo Vasconcelos e Adaldécio Linhares foram os mais contundentes durante o debate. Com eles, vários questionamentos e reclamações feitas pela população;

SAAE poderia melhorar possibilidades para pagamento de conta mensal

É grande a insatisfação de usuários do SAAE com as dificuldades encontradas para o pagamento das contas de água e esgoto. Segundo o leitor Edson Girão, a Autarquia deveria criar um dispositivo, no caso o código de barras, compatível com os Bancos.
Segundo Edson, é muito incomodo para ele e para uma grande parcela dos sobralenses não poder pagar suas contas de água via internet ou nas máquinas de auto-atendimento. “É uma lástima ficarmos todos os meses em filas de lotéricas e farmácias... isso é coisa de terceiro mundo!”, desabafa o cidadão

Executivo e Legislativo sobralense não estão se entendendo


Andam estremecidas as relações entre os poderes Legislativo e Executivo em Sobral. As críticas, antes pontuais, e direcionadas a alguns secretários, começam a ganhar cada vez mais volume e aspereza, e muitas vezes tem sido direcionadas ao próprio prefeito Veveu Arruda. Os vereadores há tempos se lamentam que seus requerimentos, aprovados em Plenário, não recebem a devida atenção do Executivo. Na última terça-feira (22), o presidente da CM, João Alberto Adeodato Júnior, voltou a demonstrar sua irritação com os secretários municipais, que convidados a participar de uma sessão especial para discutir novos horários de funcionamento alternativo para o comércio sobralense, deram de ombros ao legislativo, e não compareceram ao encontro.
As críticas  foram duras e direcionadas ao Ouvidor, Luis Fernando Viana Coelho, ao secretário do Desenvolvimento Econômico, Pedro Aurélio Aragão, e ao secretário da Cultura e Turismo, Campelo Costa, que não foram, não enviaram representantes, nem justificaram a ausência. A secretária Juraci Neves não foi, mas se fez representar pelo coordenador da SPLAM, Wilson Angelim.
Segundo uma fonte do Blog presente a Sessão, João Alberto também não poupou críticas aos seus pares, uma vez que, somente 5 dos 12 vereadores estavam presentes, além de João Alberto, Adaldécio Linhares, Adauto Arruda, Luciano Feijão e Marco Prado. 

Receita Federal: Parcelamento para empresa do Simples

O delegado da Receita Federal em Sobral, Cristiano Cabó Lima, comunica aos empresários cujas empresas são optantes do SIMPLES que as inscrições para o parcelamento de dívidas ativas começam no próximo dia 2 de janeiro. Poderão aderir ao benefício empresas com dívidas reconhecidas até dezembro do ano passado. O valor mínimo de cada prestação será de R$ 500,00 para os débitos com a Receita Federal do Brasil e para a Dívida Ativa da União (DAU), que está a cargo da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A correção das parcelas será calculada pela taxa básica de juros da economia (Selic),
Para formalizar o pedido de renegociação de débitos o interessado deverá pagar, já na primeira parcela, 10% do total dos débitos ou 20% do total no caso de débitos com reparcelamento anterior. A Receita Federal disponibilizará o pedido do parcelamento dos débitos a partir de 2 de janeiro no próximo ano, pela internet. Para maiores esclarecimentos consultar no sitewww.receita.fazenda.gov.br.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Protesto.

 
 
O comerciante Anderson dos Santos voltou a seu local de protestar contra a obra do Metrô de Sobral, em frente ao seu comércio, na Av. John Sanford, no bairro do Junco.
Anderson voltou mais determinado do que antes, depois de ser detido pelo Ronda do Quarteirão, nesta semana, por não aceitar o "conselho" de sair do meio da rua e deixar passar tranquila a obra do Metrô de Superfície de Sobral.

Certificadora Digital

     Para quem quer tirar certificado digital, segue os documentos necessários:

1) Copia da carteira de identidade colorida, CPF e foto 3/4;
2) Constituição da empresa e aditivos ;
3) CNPJ ;
4) Pagamento do certificado ;
5) Comprovante de endereço.

Cid Gomes está na Europa de olho na Copa de 2014

O governador Cid Gomes (PSB) inicia, nesta segunda-feira (21), agenda de contatos na Europa. No roteiro, segundo informações do Blog do Eliomar de Lima,  palestras, visita a federações de futebol e contato para conhecer novas tecnologias para obras de infraestrutura no Estado. Com Cid,  estão o chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, o presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, e o superintendente do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DER), Quintino Vieira.

EM TEMPO
No roteiro, República, Portugal e Alemanha. Cid Gomes retorna ao Brasil no próximo dia 27.

Descaso na saúde

Pela falta de energia ou oscilações na tensão, atendimento médico no PSF Coelce (Sobral, CE) é realizado no Hall de entrada... Há mais de seis meses que ninguém resolve esse problema elétrico... #DESCASO

A reclamação acima, em forma de protesto, foi postada no final da semana passada no microblog Twitter pelo médico sobralense Jefferson Ponte Filho, que trabalha na Estratégia de Saúde da Família do bairro da Coelce, na Av. Senador Ermírio de Moraes. Dr. Jefferson aproveitou para postar uma foto em que ele aparece atendendo os pacientes no hall de entrada da unidade de saúde, quando o mesmo deveria estar sendo feito em um consultório com as mínimas condições para médico e paciente.

Sobral tem melhor nota do Ideb no Nordeste

 

O índice de 6.6 de Sobral ajudou o Brasil a chegar entre os três países do mundo que evoluíram em Educação
Sobral Este Município tem uma educação exemplar para todo o Brasil. A cidade apresentava, em 2007, um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3.2. No último Ideb divulgado, o de 2009, está com 6.6 de nota, a melhor do Nordeste. Supera média proposta pelo Ministério da Educação para 2021, que é de 6.1. A perspectiva é que, para 2011, o Ideb sobralense chegue a 7.

O índice de 6.6 em 2009 de Sobral ajudou o Brasil a chegar entre os três países do mundo que mais evoluíram em Educação na década passada. O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e em taxas de aprovação.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede escolar cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. E é exatamente o que acontece em Sobral. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da Educação.

O Ideb é medido a cada dois anos e o objetivo é que o Brasil, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota média 6 em 2021 - correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

E Sobral superou esta média já em 2009, quando chegou a 6.6. A qualidade do ensino que se observa na rede pública municipal insere a cidade entre os mais alfabetizadas do Brasil e também uma das mais premiados. Isso é motivo de comemoração, mas preocupação para o prefeito Clodoveu (Veveu) Arruda. "Nossa média do Ideb é de 6.6, a melhor do Nordeste brasileiro, superando a média proposta pelo Ministério da Educação para o ano de 2021. Essa melhoria indica que um ensino de qualidade está garantido a milhares de sobralenses. Mas podemos melhorar ainda mais este Ideb. Para tanto, lançamos um pacote educacional com investimento superior a R$ 66 milhões", revela.

Crianças lendo, escrevendo e fazendo as operações básicas de Matemática, antes de chegarem à terceira série do Ensino Fundamental, se constitui um grande feito, quando se compara a Educação de Sobral com a maioria das cidades brasileiras. É só olhar o Ideb 2009, no qual Sobral supera a média nacional de 4.4 e a média cearense de 4.2. Ao alcançar 6.6 pontos, Sobral zerou a taxa de abandono escolar do 1° ao 5° ano e, pelo cálculo do Ideb de 2009, tem 91% de taxa de alfabetização no 1° ano e 100% de taxa de escolaridade do 1° ao 9° ano.

Para avançar ainda mais, a Prefeitura lançou este ano o projeto "Escola Aprender Melhor". As ações do projeto de R$ 66 milhões estão divididas em três eixos: infraestrutura, valorização do magistério e fortalecimento da gestão com foco na aprendizagem escolar. No primeiro eixo estão previstas, até 2012, a construção de oito Centros de Educação Infantil, cinco escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e duas quadras cobertas. Foram autorizadas a ampliação de 41 escolas; construção de duas escolas de tempo integral (Ciro Gomes, na sede em 2012; e Francisco Aguiar, no Distrito de Aracatiaçu, em 2013) e a reforma de 19 prédios.

No segundo eixo, as principais melhorias são a ampliação e o aumento da Gratificação por Produtividade Docente e a abertura de 160 vagas em concurso público para professor. No terceiro eixo, destaque para a aquisição de dois mil computadores portáteis do formato netbooks para os alunos que obtiverem o melhor desempenho na Prova Brasil, que é base para o Ideb.

A Prefeitura mantém cerca de 1,6 mil professores em sala dando aula para 36 mil alunos. Isso proporciona 95% de taxa de alfabetização. Sobral tem mais uma vantagem. Mantém uma das poucas escolas de Formação Permanente do Magistério do País.

Petrobras lucra US$ 17 bi em 9 meses, em em US Gaap

A Petrobras apresenta em nove meses um lucro líquido de US$ 17 bilhões, segundo as práticas contábeis adotadas nos Estados Unidos (US Gaap), alta de 28% sobre igual período do ano passado, quando anotou US$ 13,3 bilhões. O Ebitda(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado em nove meses também em US Gaap é de US$ 28,9 bilhões, 19% maior que o de US$ 24,2 bilhões no mesmo período de 2010.
Ontem à noite, a estatal postou em seu site uma nota sobre algumas linhas do balanço conforme as práticas adotadas nos Estados Unidos, que tradicionalmente a empresa costuma divulgar dias após a apresentação dos resultados em reais, dentro das normas internacionais do IFRS.
A Petrobras informa ainda que o lucro líquido consolidado do terceiro trimestre de 2011 no padrão US Gaap é de US$ 3,9 bilhões e os investimentos de capital somam US$ 11,6 bilhões nesse intervalo, "a maioria destinados à expansão da capacidade futura de produção de petróleo e gás natural", de acordo com o comunicado.

Menor de 13 anos morre.


No final da tarde terça-feira, 21 de novembro de 2011, um grave acidente tirou a vida de jovem de apenas 13 anos e deixou seu irmão de 15 anos internado no hospital Santa Casa, ambos sobrinhos de nossas queridas professoras Késcia e Márcia Morais.
Segundo informações, os irmãos trafegavam pelo Bairro Campos dos Velhos,quando em um cruzamento ao desviar de uma Hilux,bateram em uma árvore.
A garupeira da moto, Bianca Vasconcelos Morais 13 anos, sofreu politraumatismo e foi socorrida para o hospital Santa Casa de Sobral, onde praticamente chegou sem vida naquela unidade hospitalar.
O condutor da moto irmão da Bianca, 15 anos, Netinho, também foi socorrido para o hospital Santa Casa onde ficou internado com algumas lesões pelo corpo.
O corpo de Bianca foi transladado para IML da cidade de Sobral e ainda ontem, à noite, por volta das 22h seu corpo havia sido liberado para sepultamento.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LULA DIVULGA FOTO SEM CABELO E BARBA

 


O Instituto Cidadania, entidade que sustenta as atividades políticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nesta quarta-feira (16) fotos dele sem cabelo e sem barba, apenas de bigode.Lula se antecipou aos efeitos da quimioterapia, que provoca queda de pelos. O ex-presidente cultivava a barba, sua marca registrada, desde os tempos de sindicalista, nos anos 1970.
O político foi diagnosticado com câncer na laringe em outubro passado e já passou pela primeira fase do tratamento sem grandes traumas.